A risada fica mais gostosa quando contribui para o sucesso do seu negócio. O marketing vem tomando novas formas com as mudanças que o mundo está fazendo, é importante ficar atento.
Atualmente uma estratégia bem realizada depende de inúmeros fatores, um deles é com quem você escolhe trabalhar, o rosto da sua campanha. Não é novidade que associar o nome da sua marca a influenciadores agrega valor a seu produto e te insere em um novo contexto de consumidores, mas saber escolher o profissional certo ainda é um desafio que muitas empresas precisam aprender. Um nicho que vem crescendo muito no Brasil e no mundo é dos comediantes, esses profissionais se conectam com sua audiência de forma original e única, isso cria uma comunidade forte e dedicada a essas pessoas.
Em um contexto de mundo pós pandêmico é natural que maioria dos indivíduos sobreviventes desse momento tão caótico na história da humanidade estejam em busca de um novo olhar para a vida. É por isso que tantos artistas do humor estão em ascensão. É esta visão que traz um diferencial para as empresas que estão atentas aos comportamentos do mundo e das pessoas nas redes sociais. Rir faz bem para as empresas pois conecta com o desejo dos seguidores por uma vida mais leve e divertida em um mundo “pós-apocalíptico”.
Humor é a válvula de escape pós-pandêmico
A verdade é que a pandêmia mudou muito nossa forma de se relacionar com o mundo, de repente nos encontramos em um cenário caótico, desolador e perigoso, não sabíamos o que poderia acontecer no dia seguinte e quem poderíamos perder. Essa realidade trouxe medos que a maioria da população brasileira não tinha enfrentado antes e a alegria e descontração que sempre fez parte da nossa cultura, passou a se perder.
Mesmo nesse contexto, artistas comediantes surgiram e aqueles que já estavam no mercado a um tempo, tiveram a chance de se reinventar. Não podemos dizer que esse foi um momento tranquilo para essas pessoas, mas foi graças a criatividade e sagacidade delas, que tivemos força para seguir batalhando contra o vírus que tomou conta do mundo.
Falar sobre esse tópico parece distante agora, mas é importante entender esse contexto para compreender o valor que a comédia pode agregar para as pessoas, principalmente em momentos tão difíceis como passamos nos últimos anos. No cenário pós-pandêmico essa realidade não mudou, a diferença é que agora podemos olhar para o mundo com novos olhos, a partir da visão renascida de uma sociedade.
É através do humor que conseguimos reencontrar nossas estruturas e bases, aquelas que sempre tivemos como população brasileira. A comédia serve como o ponto de ligação entre quem éramos antes da pandemia e o que somos agora, apontando um direcionamento para o que desejamos nos tornar amanhã, na busca por uma vida mais leve, tranquila e feliz.
A comédia serve como o ponto de ligação entre quem éramos antes da pandemia e o que somos agora.
A comédia está transformando o cenário das empresas
Marcas que conseguem perceber e se inserir nos movimentos do mundo, normalmente conseguem se consolidar bem no mercado. Esse é o grande diferencial de empresas que se mantêm estagnadas paras aquelas que conseguem avançar e se tornar cada dia maiores.
Compreender as mudanças do cenário global é essencial para construir uma boa estratégia de marketing. Esse parece um tópico óbvio, mas ainda é o que faz muitas empresas permanecerem no mesmo lugar. Isso acontece pelo medo que muitas dessas companhias têm em ousar e apostar em modelos diferentes de marketing para atingir seu público.
Negócios que acompanham a maneira que a globalização, as redes sociais e o modo que a mente dos mais jovens funcionam conseguem construir verdadeiros legados. Foi com essa visão que muitas empresas perceberam que associar suas marcas a comediantes de sucesso trariam benefícios incríveis para seus lucros.
É devido a esse tipo de movimentação que uma safra de jovens comediantes brasileiros tem ajudado empresas como a Vivo, Microsoft, Bombril, Coca-Cola e tantas outras a fazer barulho entre os consumidores. Enquanto marcas antenadas do cenário atual e mundial transformam o empreendedorismo através do humor, outros ainda se questionam os motivos para o seu marketing batido não estar funcionando. Assim como a comédia feita de forma inovadora e ousada mudou a vida de artistas, o marketing realizado com dinâmicas “fora da caixa” está alterando o cenário para grandes empresas.
O Stand-Up Comedy é o caminho certo
Todo mundo gosta de dar risadas e a busca por momentos de descontração é natural nos nossos cotidianos. O poder do sorriso é tão grande, que até mesmo estudos foram feitos sobre o tema. Segundo Osmar Bria, analista comportamental, o ato de sorrir pode transformar ambientes e influenciar, inclusive, a saúde das pessoas.
Esse tópico se torna relevante para o estudo do marketing pois ele comprova que sorrir conecta, é exatamente isso que uma boa campanha precisa, ligar pessoas com seu produto. É nesse ponto que os comediantes e o Stand-Up Comedy entram em ação. Eles são a resposta certa para revigorar o rosto da sua empresa.
Associar sua marca a artistas de Stand-Up é um dos caminhos mais interessantes, na atualidade, para mudar o cenário do seu negócio. Apesar de todos nós estarmos em busca de boas gargalhadas, ninguém quer ser ridicularizado, as pessoas estão em busca de fazer parte de algo. É por esse motivo que o Stand-Up é uma via saudável para conectar o ideal da sua empresa a um formato de marketing mais moderno.
Esse modelo de fazer comédia é bastante interessante pois ele vem apresentando talentos cada vez mais antenados nas mudanças do mundo, estamos falando de artistas que conseguem desenvolver piadas com temas atuais e do cotidiano. Para além disso, muitos desses profissionais são conscientizados e sabem como construir piadas sem ofender ou atingir determinados grupos, esse diferencial pode ser essencial para que seu produto associado a essas pessoas ganhem ainda mais credibilidade e afeição do público.
Segundo Osmar Bria, analista comportamental, o ato de sorrir pode transformar ambientes e influenciar, inclusive, a saúde das pessoas.
O Humor aumenta lucros
O humor produzido nas redes sociais vem gerando impacto nas grandes empresas. Isso fica evidente pois nos últimos anos acompanhamos mudanças estridentes em marcas que antes eram consideradas mais sérias. Como exemplo temos os Grupos Bancários: Em 2021 o Santander decidiu apostar em uma campanha comercial ampla estrelando Gil do Vigor, o pernambucano que foi sucesso no BBB21 com seu jeito descontraído e divertido, que conquistou o Brasil. Em 2022 o Banco Bradesco decidiu estrelar uma de suas campanhas de fim de ano com Juju Teófilo, uma criança cearense que ficou famosa nas redes sociais após gravar um vídeo pedindo para comer cuscuz na Disney.
O mesmo tipo de movimentação aconteceu recentemente com o Banco Itaú, que fechou ações de marketing com a influenciadora pernambucana Mirella Santos, ela acumula mais de 11 milhões de seguidores no instagram. O grande diferencial dessas marcas se manterem firmes no mercado e aumentarem seus lucros constantemente é a sabedoria em entender a importância do marketing para o negócio, percebendo que ousar através do humor não é apenas divertido, mas também muito lucrativo.
Para além dos lucros, existe um universo de possibilidades de estratégias que podem ser construídas com o suporte do humor e de artistas inteligentes, competentes e talentosos. É importante também estudar sobre o profissional que deseja associar a sua marca e compreender se o trabalho dele se conecta com sua audiência e seu produto. Mas o fato é que não acompanhar como a comédia pode ser um fator determinante para o sucesso do seu negócio, está te deixando desatualizado e 10 degraus abaixo da concorrência.
Por isso, esse artigo serve como um alerta, não apenas às grandes marcas, como também às pequenas e de médio porte. E não para aí, os profissionais do humor que ainda não perceberam o poder das ferramentas oferecidas pelas redes sociais e como elas podem ser a ponte para o sucesso do seu projeto precisam se movimentar, agora é a hora de mostrar ao mundo seu potencial.
Nós entendemos que nenhum desses processos são simples e fáceis de acontecer, por isso temos uma equipe especializada em estratégias de marketing que unem o humor à publicidade. Entre em contato conosco e tenha uma mentoria gratuita sobre o que precisa ser feito para entender como o humor pode aumentar os seus lucros em 2023.
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