top of page
  • Foto do escritorAndrews Lucena

O planejamento de marketing para advogados

Criar conteúdos não é uma tarefa fácil e precisa ser executada com atenção e sabedoria. Como já conversamos em outros momentos, a vida de influenciador e advogado(a) precisa ser realizada com algumas condutas específicas para os profissionais que desejam alinhar esses dois universos. Por isso, um bom planejamento de marketing que atenda as necessidades específicas desse nicho se faz necessário, nesse artigo vamos lhe ajudar a como se organizar para se tornar o advogado (a) influencer que sempre sonhou.



Você não é todo mundo


O trabalho nas redes sociais parece simples, mas não é, você precisa ter essa consciência antes de iniciar. Não é o fato do seu amigo ter conseguido 1M de seguidores que você também vai, isso acontece pois o que funciona para ele, pode não funcionar para você. Trabalhar como produtor de conteúdo é entender que, de fato, você não é todo mundo.


Mas não precisa se desesperar, não estamos aqui para te desmotivar, mas para colocar seu pé no chão. Se tornar um influenciador é sim uma realidade que é possível para você, mas isso não se constrói de forma superficial. É nesse ponto que entra o planejamento, ele é essencial para que o seu crescimento aconteça, sentir dificuldade nesse ponto não é uma característica só sua, praticamente todos profissionais encontram obstáculos na hora de exercer essa função.


Isso acontece porque construir personalidade nas redes sociais não é uma tarefa fácil, mas essencial nesse meio. Por isso, saiba resolver questões com praticidade, quanto mais funcional você for, mais rápido vai adquirir habilidades, assim, executar e manter a constância das postagens se tornará mais fácil. Outro ponto que você não pode esquecer é que a singularidade na hora de montar seu planejamento é seu grande diferencial, desse modo você se destaca, a cópia nunca é um bom caminho. As pessoas precisam ter um bom motivo para seguir e acompanhar você, ser original é o que vai fazer elas ficarem e te indicarem para os outros.

Se tornar um influenciador é sim uma realidade que é possível para você, mas isso não se constrói de forma superficial.

Ter uma linha editorial muda tudo


É aqui que sua vida é transformada! Se você não sabe o que significa uma linha editorial, não tem problema, nós explicamos. No jornalismo, esse é o termo utilizado para a mentalidade por trás da seleção de assuntos e tratamento dado às informações publicadas em um veículo de comunicação. Por exemplo, em um jornal televisivo, a linha editorial estará intimamente ligada aos interesses de seus telespectadores, além de estar relacionada à identidade de sua marca.


No trabalho com as redes sociais isso não é tão diferente, é através da construção da sua linha editorial que você vai conseguir compreender com mais assertividade os conteúdos que engajam e agradam o seu público. Ela também é importante para que você compreenda os assuntos que pode abordar ou não e como os conteúdos serão feitos, assim como qual plataforma é a ideal para divulgação.


Sendo um advogado(a) influencer essa prática se torna ainda mais necessária, é preciso lembrar que você não pode se portar como qualquer outro produtor de conteúdo digital. Os profissionais do direito que decidem embarcar na vida dupla como influencer nunca podem esquecer das condutas éticas que precisa cumprir, a responsabilidade profissional não pode cometer deslizes, afinal, é nesse ambiente que você constrói sua reputação. Ter uma linha editorial bem concebida é o primeiro passo para o sucesso nas redes sociais.




Busque por referências


Não confunda ser original com ser pioneiro! A internet é um espaço que também proporciona liberdade para releituras e inspirações em conteúdos que já existem, portanto, não tenha medo de buscar por referências.


Referências e inspirações não são ruins, muito pelo contrário. Se você é o tipo de pessoa que trava na hora de produzir, encontrar conteúdos que se identifiquem e te motivem a seguir em frente na produção de conteúdo é essencial.

Siga perfis de outros influenciadores que casem com suas ideias e sua área profissional. Você não é um Super-Herói, é possível falar sobre assuntos que outros advogados já falam, isso não é um problema, mas é preciso fazer do seu jeito. Até mesmo em espaços mais sérios, como nos trabalhos acadêmicos, referências são necessárias para te inspirar a produzir, na internet essa lógica também é real. Se mantenha atualizado, atento as novidades do seu nicho nas redes sociais, e mantenha constância, é isso que te tornará um advogado(a) influencer respeitado.



Você não tem obrigação em ser perfeito


A verdade é que você nunca vai dar o pontapé inicial se continuar buscando por uma perfeição impossível de alcançar. O planejamento serve para te guiar, auxiliar e ser um suporte no seu processo diário como produtor de conteúdo, mas você não pode ser escravo dele.


Quando você deixa o perfeccionismo tomar conta da sua cabeça, isso te para na hora de produzir conteúdo, ele vai te atrapalhar no caminho em se tornar um bom influencer. Esqueça isso, elimine a necessidade de ser perfeita da sua vida, principalmente quando se trata de redes sociais. Seu único compromisso é com a ética exigida pela sua profissão, tudo além disso é paranoia.


Quando você deixa o perfeccionismo tomar conta da sua cabeça, isso te para na hora de produzir conteúdo, ele vai te atrapalhar no caminho em se tornar um bom influencer.

Nós temos experiência com o trabalho em redes sociais e sabemos todas as preocupações, estresses e inseguranças que passam pela sua cabeça quando se trata desse assunto, nós sentimos isso também. Mas isso não pode nos parar, não esqueça que o propósito final desses espaços ainda segue sendo a diversão, distração e entretenimento, as pessoas querem se conectar com você pela verdade que transmite, seja sincero com seus seguidores. Entre em contato conosco e tenha uma mentoria gratuita!




Comments


bottom of page