top of page
  • Foto do escritorRaise Marketing

O novo design do Spotify e sua importância para os profissionais de marketing

Que o Spotify é o streaming de música mais queridinho das pessoas a gente já sabe. Mas o novo design da plataforma nos dá uma aula de marketing, unindo inovação, tendências do momento e o principal: observação.



Neste mês de março, o Spotify apresentou um novo design da plataforma de streaming, elevando a experiência do usuário a outro patamar. O aplicativo, que antes focava apenas em áudio, ganhou funcionalidades que lembram muito o TikTok, o Instagram e o YouTube. A ideia desta nova estratégia é aumentar a retenção do público através da facilidade em descobrir novas músicas, podcasts em áudio e vídeo, além de audiobooks.


Se você prestou atenção no parágrafo anterior, dissemos que as novas funcionalidades lembram o TikTok, Instagram e YouTube. Então, o que o novo design do Spotify tem a nos ensinar sobre marketing? É o que veremos a seguir.


1. Observe o que funciona e replique


O Spotify vem trazendo mudanças contínuas ao longo desses anos. Uma delas foi o recurso Canvas, onde a capa do álbum é substituída por um pequeno vídeo enquanto a música é reproduzida. Também houve um aumento no número de podcasts, que se deu pelo enorme incentivo da plataforma.


Com a nova atualização, foram criadas duas abas logo na parte superior da tela: Música, e Podcasts e programas. As duas abas trazem sugestões de músicas e podcasts baseados no que você adora ouvir. Cada nova sugestão de playlist para o usuário vem com aparência de carrossel, basta correr o dedo para o lado para conferir algumas das músicas que a seleção oferece. E cada música apresenta um pequeno vídeo! Para ver uma nova playlist basta rolar o feed, extremamente igual ao Instagram e TikTok.


Outra função que traz semelhança com o YouTube são os podcasts em vídeo. Poder assistir aos criadores foi uma jogada de mestre para trazer completude ao serviço de streaming e evitar uma debandada para a plataforma de vídeos.


Essas similaridades com as redes sociais mais populares só mostram o quanto é fundamental estar atento ao que acontece e replicar o que funciona, sem perder a sua essência.



Essas similaridades com as redes sociais mais populares só mostram o quanto é fundamental estar atento ao que acontece e replicar o que funciona, sem perder a sua essência.


2. Fique atento aos dados


As pesquisas realizadas dentro do streaming são fundamentais para saber de forma direta o que os usuários estão achando das novas modificações. Manter uma investigação ativa e ter contato direto com os clientes é indispensável para conhecê-los a fundo e trazer soluções que possam agradar e fidelizar o público cada vez mais.


Uma das formas de trazer esses dados para a sua empresa é através de formulários. Manter a consistência nessa pesquisa é crucial para a evolução contínua do seu negócio.




3. Explore novos jeitos de vender e ser visto


Como foi falado no início do texto, o Spotify tem investido pesado em formatos de vídeo para gerar novidade, interação e conquistar a atenção dos usuários. Isso é um excelente indicativo de que os anúncios em vídeo podem se tornar cada vez mais comuns dentro do streaming.


Aproveite a onda dos vídeos e descubra novas formas de apresentar a sua empresa, os benefícios que ela oferece e como ela transforma a vida do público.


Com todas essas atualizações, é notável as incríveis possibilidades de crescimento de uma marca através de um marketing atento, disruptivo e focado em resultados acima da média. Ter contato com essa inovação aguça a criatividade e demonstra que é possível ir sempre além quando o assunto é engajar, atrair e reter pessoas para serem fãs da sua empresa.


E você, vai aplicar as estratégias acima? Entre em contato e garanta uma mentoria gratuita HOJE!



Comments


bottom of page