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  • Foto do escritorAndrews Lucena

O marketing como impulsionador para profissionais de contabilidade

O marketing digital vem transformando empresas, negócios e movimentando estruturas nos últimos anos, e a contabilidade também sentiu esse impacto. Essa prática transformou organizações que souberam entender a importância da produção de conteúdo para ganhar visibilidade e, consequentemente, obter sucesso nos negócios.


Foi dessa forma que muitos escritórios contábeis passaram a utilizar essa estratégia para anunciar e divulgar serviços nas redes sociais, mas quando se vem de um meio distante do marketing, se inserir nesse espaço digital não é uma tarefa fácil. Para fazer boas escolhas e produzir conteúdos criativos que atraiam a atenção de clientes é importante conhecer a grande variedade de técnicas para definir a mais adequada para a realidade do seu negócio. Leia este artigo até o fim e compreenda como o marketing digital pode impulsionar a vida de profissionais da contabilidade.



As estratégias de marketing mais interessantes para a contabilidade


O marketing digital permite diversas possibilidades na hora de empresas de contabilidade explorarem e divulgarem seus serviços. É interessante que antes de traçar os primeiros passos, você compreenda as particularidades, necessidades e objetivos da sua empresa contábil, é dessa forma que você vai saber definir os passos corretos a tomar, conhecendo profundamente as necessidades do seu escritório a estratégia de marketing trará efeitos bem mais evidentes.


O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficientes e eficazes no ramo da contabilidade. Ele pode ser definido como a criação de materiais relevantes, de qualidade e de valor para seu público-alvo, isso significa, conteúdos que impactem realmente a vida de quem lê. Essa estratégia pode ser executada nas redes sociais, blogs, e-books e até mesmo em vídeos educativos de assuntos relacionados à contabilidade, desse modo você aumenta a credibilidade da empresa e ainda gera leads para seu negócio.


Investir nas redes sociais também segue sendo um caminho interessante. Para se ter uma noção, o Brasil é o terceiro país que mais utiliza as redes sociais no mundo, esses são dados da pesquisa realizada e divulgada pela Hootsuite e WeAreSocial. Estes canais de comunicação são ideais para atingir o maior número de pessoas possível e fazer com que sua empresa ganhe mais visibilidade, além de gerar diversas possibilidades de interação com seu público, melhorando o relacionamento com potenciais clientes.


Pois é, esse tópico é tão relevante que vamos fazer outro parágrafo para ele! Sua equipe precisa compreender que não adianta apenas inserir seu escritório nesses espaços, criar qualquer conteúdo superficial e ver a mágica acontecer. Redes sociais exigem tempo, dedicação e sagacidade. Para ter uma empresa bem posicionada nesse ambiente é necessário conhecer profundamente não só seu público, como também as particularidades de cada rede social e perceber a que mais se adequa a sua proposta de negócio. Existem plataformas focadas em vários públicos, por exemplo, o Tik Tok agrada mais os jovens, da mesma forma que o linkedin é mais atrativo para os profissionais e o Facebook/Instagram é um espaço interessante para as empresas contábeis que visam a inserção no mercado digital. E essas são só algumas das redes sociais presentes no nosso dia a dia.


Para ter uma empresa bem posicionada nesse ambiente é necessário conhecer profundamente não só seu público, como também as particularidades de cada rede social e perceber a que mais se adequa a sua proposta de negócio.


Anunciando mais você lucra mais


Para além do marketing de conteúdo e redes sociais, a internet oferece formas mais assertivas e inteligentes que fazem sua empresa alcançar mais pessoas, estamos falando dos anúncios pagos e SEO ou Otimização para mecanismos de buscas. Fica tranquilo, nós explicamos tudo, mas antes de tudo você precisa entender que essas são estratégias mais rebuscadas e tem como objetivo serem mais diretas ao ponto que você deseja.


Vamos começar falando dos anúncios pagos, eles correspondem a utilização de ferramentas de publicidade oferecidas pelas redes sociais - Google Ads, Linkedin Ads, Meta Ads, TikTok Ads, Pinterest Ads, por exemplo. Estes mecanismos têm como foco acelerar os processos de visibilidade da sua empresa na internet. Aqui ainda se utiliza um conteúdo para promover um produto ou serviço, porém nada aqui é orgânico, estamos falando de uma criação de propagandas nos canais digitais, por isso, um investimento financeiro é necessário. Este modelo de propaganda é bem mais em conta que os tradicionais em grandes mídias como TV e Rádio, por isso tem sido uma ótima alternativa para negócios em ascensão. Aqui é possível fazer que seu anúncio apareça para um grupo de pessoas que já demonstram interesse no produto/serviço que você tem a oferecer, por isso é mais assertivo e atrai clientes para sua área de contabilidade.


Já o SEO ou Otimização para mecanismos de buscas é uma ferramenta que reúne um conjunto de técnicas com objetivo de otimizar páginas da internet, como sites e blogs interativos. Através dela é possível aprimorar o posicionamento de um site no Google, por exemplo. Você não entende o porquê disso ser importante? Estar bem posicionado no google significa que seu site é um dos mais clicados e visualizados pelos usuários. Vale ressaltar que a maioria dos usuários, quando pesquisam algo na internet, não passa da primeira página de resultado, portanto, essa prática vai ajudar seu site contábil a ser mais relevante e consequentemente lhe gerar novos leads.


Acontece que ambas estratégias necessitam de dados e profissionais especializados, que saibam como trabalhar com os algoritmos. Nos anúncios pagos, por exemplo, será indispensável o conhecimento de informações mais detalhadas sobre seu público-alvo como: ocupação profissional, interesses, faixa etária e diversas outras referências. Da mesma forma que na prática do SEO será importante cumprir com os padrões estabelecidos pela ferramenta para gerar a otimização, estamos falando de: escaneabilidade, uso de palavras-chave, Title Tag, entre outros.



Impulsione sua contabilidade através do marketing digital


O marketing digital pode ser um dos maiores aliados da contabilidade quando bem aplicado. Para que seu escritório contábil impulsione seus negócios, a estratégia utilizada precisa gerar visibilidade para a empresa conseguir converter usuários em clientes. Entretanto, o primeiro passo para o êxito dessas práticas é entender que esse é um caminho que não acontece da noite pro dia.


O planejamento e conhecimento são imprescindíveis para aproveitar as possibilidades do marketing digital. É dessa forma que uma empresa consegue executar as estratégias com maior assertividade e concordando com os objetivos do seu negócio. Existem alguns passos que não podem deixar de ser tomados: Defina bem os benefícios da empresa; Trace seu público-alvo ou persona da empresa; Conheça a sua concorrência; Monitore todos os resultados, conhecendo eles, você sabe para onde ir.


Cada um desses passos precisam de dedicação, estudos e aprofundamentos. O universo do marketing digital é extenso, a cada momento temos novidades, atualizações e coisas novas a aprender, por isso é importante entender que você precisa de ajuda para iniciar sua estratégia digital de forma eficaz. Nós podemos te ajudar, entre em contato conosco e tenha uma mentoria gratuita!




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