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  • Foto do escritorAndrews Lucena

O carnaval pode ser um aliado do seu negócio

Você não precisa colocar o bloco na rua, mas tem que saber vender o abadá. O carnaval está entre nós e se você não preparou nenhuma campanha de marketing para esse ano, nesse artigo você vai poder compreender melhor como fazer isso em 2024.


Aproveitar datas sazonais para divulgar seu produto é o básico do marketing, as campanhas carnavalescas são essenciais para inspirar pertencimento nos leads, mostrar humanização da sua marca, além de despertar a curiosidade devido a identidade visual e uma comunicação feita especialmente para a data. Essa é uma das datas celebrativas mais importantes no Brasil, é uma oportunidade para alavancar e fortalecer seu negócio.


O segredo aqui é fazer tudo com antecedência para não perder o timing. Campanhas que se relacionam com ofertas, descontos, kits e combos tem mais chance de sucesso. Mas se lembre que a intenção é aumentar as vendas com o marketing de carnaval, isso precisa ser feito com sabedoria para que não haja perda de dinheiro com ofertas fora da realidade da empresa. Leia esse artigo até o final e entenda como planejar seu marketing de carnaval.



Use a magia do carnaval a seu favor


Na hora de criar sua estratégia de marketing carnavalesca é importante lembrar que estamos falando de uma data comemorativa que transforma a energia das pessoas e das cidades, por isso sua campanha precisa estar alinhada a esse sentimento. Sua comunicação precisa ser coerente, além disso, saiba avaliar os valores da sua empresa e o público-alvo dela, é importante que a comunicação tenha sinergia com ambos, desse modo você poderá escolher um tema para sua campanha.


Escolha os profissionais certos para construir uma comunicação visual atrativa e com o discurso certo (sendo esse oral ou textual) para esse momento. Crie promoções e oportunidades únicas e destinadas para o momento, ofereça conteúdo relevante e abrace alguma campanha de conscientização, como “se beber, não dirija”, contra o assédio, contra a homofobia, entre outros.


Continuando nossa conversa sobre o marketing de conteúdo em campanhas carnavalescas, seja uma referência de dicas relevantes para seu público. Sua audiência está animada para celebrar essa data? Mostre lugares para festejar. Se sua empresa for uma B2B (Business To Business), faça uma lista de boas práticas para motivar o time ou orientações de como aumentar as vendas nesse período. Saiba envolver seu negócio nos eventos carnavalescos, assim você insere sua marca nesse contexto e fortalece seu produto.


Escolha os profissionais certos para construir uma comunicação visual atrativa e com o discurso certo (sendo esse oral ou textual) para esse momento.

Seja assertivo na criação da sua campanha


Se lembre que estamos falando do período de festas de carnaval e você precisa ter seu tema muito bem alinhado nesse contexto. É partindo dessa temática escolhida que você irá fazer suas campanhas para atingir um público mais amplo. Saiba onde divulgar suas dicas, será no instagram? Na TV? Na Rádio ou em outra plataforma digital?


Uma das grandes vantagens do marketing digital é conseguir fazer campanhas com um valor de investimento muito inferior quando comparadas a campanhas impressas na TV ou Rádio, lembre disso na hora de traçar seus planos. O marketing digital também oferece uma capacidade de acompanhamento e mensuração dos resultados bem maior.


Não importa se estamos falando de uma campanha de curto ou longo prazo, as estratégias podem ser adaptadas de acordo com a resposta do seu público, essa é a mágica do marketing digital. Isso também serve para planejamentos posteriores de futuras campanhas referentes a outras datas durante o ano, bem como aprendizados para o ano seguinte. Investir em campanhas pagas nas mídias sociais e no google ads talvez seja a forma mais assertiva de criar suas campanhas.




Ofertas especiais geram vendas especiais


Saiba usar os gatilhos de marketing como ferramentas para favorecer sua estratégia. Um dos gatilhos mais ideais para campanhas sazonais é o da escassez, ele consiste em motivar as pessoas a comprarem através de promoções por tempo limitado. Dessa forma, elas não esperam para comprar, nem buscam fazer planejamentos para o futuro por entenderem que aquela oferta tem prazo para encerrar.


Veja bem, essa oferta não precisa, necessariamente, estar atrelada a um desconto. Uma estratégia inteligente é oferecer brindes que podem ter ou não a ver com o Carnaval ou com o período de verão. Você precisa saber como seu produto pode agregar valor na vida do seu consumidor nesse período carnavalesco, use isso a seu favor.


Você precisa conhecer quem é seu consumidor e o que agrada seu público alvo. Algumas dicas incríveis para brindes carnavalescos são os squeezes e toalhas de praia, mas é preciso compreender se esses exemplos têm conexão com sua marca, se não tiverem, temos outras dicas: faça combos especiais de carnaval com seus produtos; também pode fazer um “compre um, leve outro”; até mesmo frete grátis ou vales e cupons de desconto para proxima compra fazem sucesso nesse período.



Faça suas redes sociais entrarem na folia


Suas redes sociais são a vitrine do seu negócio, não esqueça que fazer que elas entrem no clima de folia nesse período. Mas saiba que nada disso vai funcionar se você não se importar com o marketing de conteúdo do seu negócio ao longo do ano.


Nesse momento do ano é essencial produzir conteúdos que se relacionem com a data carnavalesca e agreguem valor a sua marca simultaneamente. Focar em conteúdos que sejam baseados apenas em ofertas não é a melhor opção, esse é um período em que a prática de funil de vendas precisa ser lembrada.


Nesse momento do ano é essencial produzir conteúdos que se relacionem com a data carnavalesca e agreguem valor a sua marca simultaneamente.

É sempre importante lembrar que o carnaval é um momento rico não só para a cultura e economia do Brasil, mas também para os pequenos empreendedores e marketing nacional, além de muitos outros setores do país. Se você souber utilizar isso a seu favor, suas vantagens serão imensas. Você se sente perdido na hora de pensar sobre o marketing da sua empresa? Nós temos o que você precisa! Entre em contato conosco e tenha uma mentoria gratuita!




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