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  • Foto do escritorAndrews Lucena

Faça o marketing transformar o seu 2023

Uma empresa sem marketing é como um carro sem direção. A publicidade sempre foi a alma de qualquer negócio, com a chegada do marketing digital muitas coisas mudaram para as empresas e essa se tornou uma necessidade ainda maior. Estamos em 2023 e esse é o momento de colocar em prática tudo que você planejou, entendendo que as mudanças no mercado ocorrem constantemente e por isso é importante ficar atento ao que está em alta.



Afinal, este é o caminho certo para comercializar sua marca com sucesso e se destacar da concorrência. Os últimos anos nos ensinaram que a adaptabilidade no marketing é crucial para criação de estratégias bem-sucedidas e em 2023 não será diferente. Os consumidores estão, cada vez mais, procurando artigos, baixando aplicativos, jogando e despendendo tempo em suas redes sociais, mas isso não é tudo. Eles também estão usando essas mídias para pesquisar produtos, interagir com marcas e tomar decisões de compra. Mas nada disso serve se sua marca não sabe como utilizar o marketing digital de forma inteligente. A intenção desse artigo é mostrar a você caminhos para transformar o seu negócio através de estratégias com potencial.



Sem propósito sua marca não tem valor


Observando as estatísticas e previsões sobre o futuro do marketing, alguns caminhos ficam mais claros em relação ao que se deve considerar como referências para 2023. Não se trata mais de tentar convencer as pessoas a comprar ou trabalhar com sua empresa. Em vez disso, a prioridade mudou para fornecer experiências fantásticas aos consumidores que farão com que as pessoas voltem para mais.

É preciso compreender que o marketing acontece de acordo com a realidade do mundo atual, por isso as marcas precisam de propósitos. Estamos vivendo um momento em que as pessoas buscam cada vez mais por propósitos individuais, é importante estar alinhado a esse sentimento coletivo. Partindo para o campo competitivo, um estudo realizado pela Deloitte concluiu que existem fortes evidências de que as marcas que se comprometem com o seu propósito estão ganhando vantagem competitiva.

Isso vem acontecendo pois as novas gerações, mais especificamente a Geração Z, são mais conscientes, isso gera impactos na forma que o mercado funciona. Esse consumidor não se importa apenas com o produto ou serviço, ele precisa de mais. A forma que a marca se posiciona e gera impacto no mundo também se tornou um fator relevante para a decisão de compra.

Para você ter uma noção, são 66% de mais chances de ver o propósito como um mindset para o crescimento da sua marca (growth hacking), além de ser uma forma de potencializar tomadas de decisões mais assertivas por parte da sua equipe. Basicamente, o propósito de um negócio representa a razão pela qual a marca deve estar acima das vendas e do lucro. É o motivo pelo qual se existe e se é capaz de diferenciar dos demais.

A forma que a marca se posiciona e gera impacto no mundo também se tornou um fator relevante para a decisão de compra.

Uma comunidade forte potencializa seu negócio


Você não erra investindo em comunidades e nos seres humanos dentro delas. Construir uma comunidade forte e engajada é uma das principais tendências para o marketing neste ano. Focar nesse fortalecimento com seus consumidores gera uma potência para sua marca, fazendo ela se firmar entre quem já consome e chegar a novas pessoas, até por meio de indicação.


Essas comunidades exercem um grande poder, são criadas por meio de parcerias exclusivas e atividades criativas. Também é possível promover embaixadores da marca, assim sua marca viabiliza o engajamento e a sensação de pertencimento, capaz de impulsionar as vendas.


Esse é um caminho que perpetua um sentimento de confiança do consumidor com a marca, assim as campanhas se tornam mais importantes que os governos das empresas. Este tipo de estratégia proporciona crescimento através do conteúdo gerado pelo próprio usuário, firmando uma boa impressão duradoura no público.


Não esqueça, as marcas representam as pessoas que servem, por isso, compartilhe suas ideias e dê às pessoas uma opção fácil de agir e participar. Uma forma possível de dividir suas visões com sua comunidade é através da parceria com influenciadores.




Fortaleça o relacionamento com influenciadores


De acordo com a pesquisa no Social Shopping em 2022, feita pela Sprout Social, 98% dos consumidores planejam fazer pelo menos uma compra por meio de compras sociais ou comércio de influenciadores em 2022. Isso significa que a tendência para 2023 é que isso só aumente.


Por isso, construir relacionamentos de longo prazo com influenciadores é um caminho ainda mais potente neste ano. Esses profissionais dominam a internet e representam melhor a sua audiência, assim é possível gerar um maior envolvimento dos seguidores deles com sua marca, além de ser uma ótima forma de otimizar a criação da sua comunidade.


Estamos falando aqui de um marketing que visa o crescimento por meio do relacionamento com o público. Essas relações podem se estabelecer através de conexões com nano influenciadores e não apenas celebridades, estes profissionais são pessoas comuns que promovem apenas os produtos que usam. Dessa forma, eles são mais autênticos e acessíveis, seus conteúdos são vistos como recomendações de produtos e não apenas como publicidade.


Mas não para por aí, é importante saber com quem você associa seus produtos, afinal, a sua marca precisa estar conectada a influenciadores que não sejam apenas competentes, como também respeitados. Como já conversamos, as marcas precisam estar atentas às demandas da atualidade, por isso trabalhar com influenciadores que estabelecem credibilidade a seu produto será essencial neste ano.



Ainda precisamos falar de inclusão?


O marketing é um dos setores mais atualizados do mercado, ele se renova o tempo todo e em 2023 isso não será diferente. Um dos pontos cruciais neste novo ano é a inclusão feita em sua essência, ou seja, não tem mais tempo para desculpas, a diversidade precisa fazer parte das suas estratégias.


Quando feito de forma inclusiva, o marketing descreve campanhas que abraçam a diversidade, mas não estamos falando apenas de etnias e gênero, a intenção agora é dar voz a pessoas com diferentes origens e histórias. Os consumidores estão cada vez mais atentos e compram mais de marcas que são comprometidas com essas particularidades.


Você sabia que 15% da população mundial vive com alguma deficiência? Pois é, esses são dados fornecidos pela OMS em 2021, essas pessoas também precisam ser vistas e incluídas. Compreendemos que nem sempre o marketing inclusivo é fácil de ser executado com qualidade, por isso é preciso prestar atenção. Campanhas como essa levam tempo, precisam ser feitas com esforço e pensamentos cuidadosos para serem bem sucedidas.


Os consumidores estão cada vez mais atentos e compram mais de marcas que são comprometidas com essas particularidades.

O interessante é que esse tipo de estratégias transforma a relação dos consumidores com sua marca e podem ser feitas em instâncias diferentes, mas é importante que seus clientes entendam que sua empresa se preocupa com essas demandas atuais e está atualizada com as mudanças do mercado. Entendemos que essa não é uma tarefa fácil, para 2023 priorize um marketing digital bem executado, atualizado e moderno. Nossa equipe está preparada e sempre se mantendo atenta às novidades do mercado. Entre em contato conosco e tenha uma mentoria gratuita!




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