Tendo em vista que muitos empreendedores brasileiros dependiam única e exclusivamente de um canal de atração de clientes e vendas, é sabido que, com a pandemia do COVID-19 e o fechamento forçado do comércio, a digitalização dos empreendimentos brasileiros acelerou drasticamente, fortalecendo as vendas online.
Entretanto, atualmente criar um Instagram e postar sem uma estratégia por trás, não te trás uma vantagem competitiva real e, por isso, talvez você ainda não tenha percebido o quão poderoso para o seu negócio pode ser a utilização dessa rede social.
E-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, totalizando mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 27% em relação ao ano anterior.
Números de consumo pela internet:
Segundo pesquisa realizada pela Neotrust, uma das empresas que monitoram o e-commerce brasileiro, foi constatado que 13 milhões de brasileiros fizeram a sua primeira compra online em 2020, o que deixa claro o forte crescimento no número de clientes para empresas que estão fazendo um bom trabalho na internet.
Ainda segundo esta pesquisa, o “E-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, totalizando mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 27% em relação ao ano anterior. O número de pedidos aumentou 16,9%, com 353 milhões de entregas. O valor médio por compra também registrou aumento de 8,6% em relação a 2020, atingindo a média de R$ 455”.
E se você ainda tem dúvidas se esse canal de vendas irá ajudar o seu negócio ou não, por acreditar que apenas pessoas novas utilizam a internet para essa finalidade, os dados mostram o contrário. Segundo pesquisa feita pela Resultados Digitais, a idade média dos consumidores aumentou para 37 anos, tendo como maioria de consumidores virtuais as idades entre 18 e 50 anos.
Vale frisar, por fim, que as vendas no ambiente físico ainda equivalem a 79,8% das vendas do varejo brasileiro e, portanto, a verdadeira aposta para os empreendedores deve ser a união do universo físico com o digital (que tende a crescer mais 9% em 2022, segundo a Neotrust), chegando ao que chamamos de “Figital”3.
Qual a real função do Instagram para o seu negócio?
Imagine que seu site funciona da mesma forma que uma loja física. Se você estabelece seu ponto em um local por onde não passa ninguém, naturalmente ele não conseguirá vender. A mesma coisa ocorre com o “estabelecimento virtual da sua empresa” (seu site), se você não gera um fluxo de pessoas para ele, sua empresa não terá vendas através da internet.
A função de ter um perfil no Instagram, trabalhado de maneira estratégica, tem por objetivo aumentar a visibilidade e o fluxo de pessoas dentro do estabelecimento virtual da sua marca e, consequentemente, aumentar a quantidade de pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços.
Para ficar mais claro o que pode acontecer com sua empresa ao contratar um bom serviço de social media, vamos explicar os números de um cliente que mencionamos acima:
A função do Instagram não é efetivar a venda, mas sim atrair pessoas realmente interessadas no que você vende.
As impressões significam a quantidade de vezes que a marca do nosso cliente foi vista em razão dos conteúdos produzidos. Nesse caso, fomos vistos 2.396.171 milhões de vezes. Além disso, geramos 24.669 mil visitas ao perfil do nosso cliente, das quais 991 pessoas estavam interessadas em comprar e acabaram acessando o site do cliente para tal finalidade. Voltamos a dizer, a função do Instagram não é efetivar a venda, mas sim atrair pessoas realmente interessadas no que você vende, para que em algum momento efetive-se a venda.
Importante observar que, se seu perfil está atraindo muitas pessoas, mas sua empresa não conseguiu aumentar a receita, o problema está no seu comercial, na sua página de vendas, no público alcançado ou, ainda, nas estratégias de preços utilizadas por sua empresa. Na internet, tudo é teste e a evolução das estratégias deve ser uma constante.
Mas como aumentar as vendas da minha empresa utilizando o Instagram?
Primeiramente, você precisa entender que postar de maneira aleatória, apenas porque teve uma ideia, não dá resultado. Todos os conteúdos criados para o seu perfil da sua marca, precisam ter um objetivo claro, previamente planejado na sua estratégia.
Para gerar desejo de compra nos seu público-alvo, você pode usar 03 (três) objetivos de conteúdo:
1) Mostrar dores e problemas – para vender na internet, você precisa mostrar ao seu público quais são as dores e problemas que seu produto ou serviço resolve. Toque na dor com profundidade, porque muitas vezes os consumidores ainda nem sabem que têm uma dor;
2) Gerar desejo de compra – agora que você já trabalhou as dores, trabalhe a sua solução. Mostre como seu produto ou serviço resolve essas dores no dia a dia do seu cliente;
3) Quebrar objeções – apesar de você já ter trabalhado bem as dores e ter mostrado que consegue resolver bem aquela situação, surgirão as objeções do cliente, que são, basicamente, os motivos pelos quais ele não vai comprar de você, que podem ser: falta de dinheiro, dúvida na efetividade da solução ou na utilização do que foi ofertado etc. Trabalhe essas objeções que geralmente surgem no seu processo de vendas, através dos seus conteúdos.
Para tudo isso funcionar realmente bem, você precisa saber quem é seu público, definindo uma boa estratégia de preços, marketing (conteúdo e tráfego pago) e vendas, a fim de atrair o seu cliente ideal para o seu perfil e, naturalmente, ajudá-lo a tomar a decisão de compra.
Fazer tudo isso sozinho não é fácil, mas a Raise Marketing está aqui para te ajudar a aumentar as vendas através do Instagram e demais redes sociais. Entre em contato conosco e tenha uma consultoria gratuita sobre o que precisa ser feito, para que seu negócio passe a atrair mais pessoas através das redes.
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