Após 2 anos sem folia, voltamos a aquela máxima em que diz “o ano só começa depois do carnaval”. E aqui estamos, um novo ano sempre pede novas metas e no Instagram isso não é diferente, temos algumas transformações para a plataforma em 2023.
Mas já adiantamos, podem haver frustrações, o instagram voltou atrás com relação a alguns posicionamentos e está recalculando rota, numa busca para identificar seus próprios objetivos como rede social. Portanto, para os profissionais do marketing e as empresas que precisam dessa plataforma para ver seu negócio crescer, esse é um momento de reflexão e atenção. Leia este artigo até o final para não ficar para trás na hora de produzir conteúdos para o instagram em 2023.
Os novos planos do instagram
Nos últimos tempos acompanhamos o instagram travar uma batalha contra o tik tok, na intenção de tentar combater seu crescimento. Essa espécie de guerra fria digital fez a plataforma focar em vídeos, o que não agradou os usuários mais antigos. Eles até afirmaram que a rede social deixaria de ser “um aplicativo antiquado de compartilhamento de fotos” e apostou em um feed bem semelhante ao tik tok.
Acontece que eles voltaram atrás…
Pois é, Adam Mosseri, o CEO do Instagram, reconheceu isso recentemente em uma sessão de perguntas e respostas com os usuários. De acordo com ele, o aplicativo focou demais em vídeos em 2022 e mudará o foco para as fotos em 2023. Essa novidade chega com um gosto agridoce para o marketing digital, pois apesar da dinâmica de fotos ser um lugar de conforto para quem consome e alimenta o instagram desde o seu início, profissionalmente é uma notícia um pouco cansativa.
Não entenda mal o que estamos querendo dizer, os reels são incríveis, traçar um planejamento estratégico de social media sem incluir vídeos é até bastante improvável. Mas pense conosco, é um pouco exaustivo tentar acompanhar os algoritmos de uma rede social que parece insegura sobre qual caminho quer tomar. E ficamos numa encruzilhada, pois mesmo com todas as adversidades nós precisamos desse recurso, afinal, ele gera inúmeras possibilidades. Acontece que essa informação sobre os novos passos do Instagram abre precedentes para que possamos pensar sobre as novidades que teremos na plataforma neste ano de 2023.
De acordo com ele (Adam Mosseri), o aplicativo focou demais em vídeos em 2022 e mudará o foco para as fotos em 2023.
As fotos estão voltando com força
A realidade é que faz um tempo que ficou evidente o desejo do Instagram em conter o crescimento do Tik Tok e não perder usuários para o concorrente. Essa busca acabou fazendo com que eles incluíssem diversos novos recursos, os reels foram um deles em conjunto aos stories de 60 minutos, bônus em dinheiro para os principais criadores e até mesmo um novo layout para a plataforma, bem parecido com o do Tik Tok. Além disso, foi inserido um novo algoritmo que priorizava vídeos em vez de outros conteúdos.
Mas nada disso impediu o crescimento do rival e para piorar desagradou uma parcela grande dos seus próprios usuários. Ou seja, simplesmente não estava funcionando em nenhum dos seus objetivos. Após o reconhecimento desse erro por parte do CEO, Mosseri também afirmou que o instagram tem trabalhado para recuperar uma abordagem mais equilibrada e as métricas internas indicam que isso está funcionando.
Um bom exemplo é quantas vezes alguém curte fotos versus vídeos e a quantidade de vezes que alguém comenta fotos versus vídeos serem aproximadamente iguais. Esse é um ótimo sinal de que os usuários estão equilibrados entre os dois formatos de conteúdo. Ainda conforme as métricas e análises internas feitas pelo CEO, os vídeos gerarão mais engajamento quando forem mais produzidos dentro da plataforma, entretanto, as fotos sempre serão uma parte importante da rede social. Diante dessa perspectiva, podemos perceber um possível caminho que o Instagram deve traçar neste ano.
Se prepare para as transformações em 2023
Agora que entendemos como está funcionando o pensamento dos gestores do Instagram, podemos traçar novos olhares sobre o futuro da plataforma. É importante notar com positividade alguns pontos, por exemplo, o CEO compreende que o valor do aplicativo está na sua variedade de conteúdos concentrada em um só lugar, essa é uma informação extremamente valiosa para o marketing digital. Será interessante acompanhar a maneira que a produção no instagram vai evoluir neste ano, pois certamente teremos uma maior ênfase em conteúdos relevantes para sua marca e público, ao invés de depender das músicas em alta para reels.
Mas não podemos deixar de pontuar as falhas, a sensação é que o instagram perdeu seu rumo. Entretanto, essa é uma possibilidade de novas mudanças e um passo para experiências mais autênticas. Acontece que nos últimos tempos a plataforma tem designado muito espaço para acompanhar tendências e firmar competições com outros aplicativos, ao invés de se concentrar no seu próprio nicho. É até curioso que ele esteja voltando a dar atenção às fotos após o sucesso do BeReal em 2022. Por isso, fique atento a sua estratégia de marketing, saiba dançar conforme a música e estar atento às transformações, métricas e novos caminhos da plataforma, lembre que tudo pode mudar a qualquer momento.
A verdade é que não podemos deixar de experimentar os diferentes formatos oferecidos pelo app. Até porque é através dessa experimentação que podemos compreender o que agrada mais o seu público, seu objetivo final sempre precisará ser ter seguidores alinhados com o seu conteúdo. É dessa forma que se ganha resultados, coloque na sua cabeça que o foco do algoritmo pode mudar inesperadamente, por isso uma mente aberta sobre a direção que o instagram pode tomar no futuro se faz necessária. Na Raise Marketing nós estamos sempre de olhos abertos nas mudanças do mercado e sabemos que esse não é um trabalho fácil nem mesmo para o CEO do instagram, como você pôde perceber neste artigo. Mas nós sabemos como te orientar, entre em contato e garanta uma mentoria gratuita!
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