Os anúncios online, ou tráfego pago, desempenham um papel fundamental para os advogados, permitindo que aumentem sua visibilidade, alcancem o público correto e fortaleçam sua reputação profissional. Ou seja, através das campanhas de marketing é possível fazer com que você não dependa mais de indicação ou do nome da família, permitindo que todos tenham uma chance de crescimento.
Neste artigo, exploraremos a relevância de implementá-lo no escritório, para impulsionar o seu crescimento.
1. O que é Tráfego Pago? O tráfego pago nada mais é do que as propagandas feitas por empresas, em redes sociais, sites e plataformas de jogos e música, para divulgar seus produtos ou serviços para a maior quantidade de pessoas possível.
Essa ferramenta funciona de uma forma bem parecida com o panfleto, o outdoor e o anúncio nas redes de TV e de rádio, porém possuindo algumas vantagens, se comparados, por exemplo:
1. Segmentação do Público: enquanto nos formatos tradicionais você não consegue saber para quem está entregando sua propaganda de forma exata, nos anúncios online você pode definir a idade, sexo, interesses, hábitos, profissão e região exata que o seu público mora ou frequenta.
2. Metrificação dos Resultados: após a campanha ser lançada, você consegue medir os resultados que estão sendo alcançados de forma instantânea, não precisando gastar todo o dinheiro de uma só vez num público errado, ou seja, durante o processo é possível realizar otimizações para que o público seja corrigido ou que o valor seja investido apenas no público que está dando certo com o criativo que está dando certo.
3. Remarketing: há uma ferramenta nas plataformas de anúncio que permite que você realize um novo marketing para uma pessoa que foi impactada pela primeira campanha, mas que não entrou em contato ou comprou de você, essa ferramenta pode se chamar de Pixel ou Tag, a depender da plataforma. Com ela você pode fazer com que a ferramenta entregue uma nova campanha para as pessoas, campanha essa que pode trazer alguma quebra de objeção que a pessoa possa ter para não se tornar seu cliente.
Em resumo, o tráfego pago não só permite que você encontre o seu potencial cliente, como também que você impacte ele mais de uma vez e o “persiga” até ele fechar com você.
2. Qual é a diferença entre Tráfego Orgânico e Tráfego Pago? Primeiro é importante lembrar que tráfego significa “movimento ou fluxo de pessoas”. A partir desse ponto, é possível notar a diferença mais clara, um é gratuito e o outro é pago. Mas quais são as diferenças mais a fundo?
O Tráfego Orgânico entrega suas publicações para pessoas semelhantes às que tendem a consumir o seu conteúdo, ou seja, a ferramenta começa entregando seu conteúdo para muita gente, até entender qual é o seu verdadeiro consumidor e foca a entrega só para pessoas semelhantes a esses consumidores encontrados. A partir desse ponto, o nível de sua entrega vai depender da relevância e estratégia do seu conteúdo, tão como da quantidade de seguidores que você possui. Em resumo, você se torna dependente do algoritmo.
Já no Tráfego Pago a entrega é mais forçada, mas sempre com muito cuidado. Aqui você pode segmentar bem o seu público, selecionar o melhor objetivo de acordo com a estratégia da sua campanha, definir para onde a pessoa vai após clicar no seu anúncio e escolher o criativo que será utilizado. Porém você tem que tomar cuidado com o tamanho do seu público e a qualidade do seu anúncio e da página destino, pois quanto melhor eles forem, mais barato você tende a pagar. Em resumo, você potencializa o seu alcance para potenciais clientes, mas a prioridade da plataforma sempre será o consumidor, e não o anunciante.
3. Quais são os Canais de Tráfego Pago para a Advocacia? A OAB permite que os advogados utilizem das plataformas de anúncios online para divulgar os seus serviços, desde que não ultrapasse as outras normas de ética já estabelecidas.
Tendo isso em vista, o advogado pode utilizar qualquer canal, desde que busque sempre utilizar o que mais é utilizado pelo seu potencial cliente. O que nós indicamos é, se você está começando, se mantenha nas mais utilizadas atualmente, como Meta ADS (para anunciar no Facebook e no Instagram), Google ADS (para anunciar no Google e no YouTube) e LinkedIn ADS (para anunciar no LinkedIn).
4. Quais as Vantagens de investir em Anúncios Online para Escritório de Advocacia? Como já foi citado anteriormente, os anúncios permitem que você maximize seu alcance, atingindo potenciais clientes e fortalecendo sua imagem e marca.
Quando se traz essa realidade aos advogados, a principal vantagem é que você pode deixar de ser dependente de indicação e de nome de família.
É importante frisar que não está sendo diminuída a força do marketing boca a boca (sempre será o lead com maior taxa de conversão devido à confiança gerada a partir de um conhecido que já aprovou o seu produto/serviço) ou do nome da família (não pelo nome em sí, mas pelo networking gerado a partir dele), o que foi citado aqui é que, através do tráfego pago, é possível alcançar o crescimento do escritório sem depender de ações que você não tem poder de controle.
5. Qual é a Importância da Landing Page? A Landing Page é um site de página única com um foco total na conversão do potencial cliente, ou seja, é um site que vai trazer uma estratégia focada em facilitar a tomada de decisão do cliente, quebrando as possíveis objeções que ele possa ter.
A Landing Page também é importante porque ela servirá para transparecer o seu profissionalismo e as informações que você acha importante que seu potencial cliente saiba, antes mesmo de entrar em contato com você, o que facilitará no momento da venda.
Este artigo que você está lendo, por exemplo, é uma ferramenta que serve para lhe deixar ciente de informações importantes antes mesmo de você decidir entrar em contato com a Raise Marketing.
6. Como Funciona o Anúncio Online para Advogados? Devido às normas da OAB, os anúncios para advogados funcionam de uma forma um pouco mais restrita, mas nada que o impeça de alcançar potenciais clientes a partir das redes sociais, sites e outras plataformas.
O advogado ainda poderá fazer o seu anúncio nos mesmos formatos que outras pessoas fazem, através de texto, arte, carrossel e vídeo.
7. Quais são os Limites Éticos para o uso de Anúncio Pago por Advogado? Que a OAB limita muito as ações dos advogados, você já sabe. Mas você sabe quais são todos os seus direitos e deveres reais? O Provimento Nº 94/2000 dispõe sobre a publicidade, a propaganda e a informação da advocacia.
8. Dicas para os Advogados que desejam Iniciar no Tráfego Pago: Agora que você já está familiarizado com os métodos de anúncios e os canais nos quais pode investir, é essencial compreender algumas práticas que podem aprimorar o desempenho dos seus anúncios. Algumas dessas práticas incluem:
1. Conheça o seu Potencial Cliente: suponhamos que seu anúncio esteja direcionado a pessoas que têm demandas trabalhistas. É essencial que você leve em consideração, ao criar o anúncio, as necessidades e preocupações desse público-alvo. Ou seja, é importante identificar quais são as questões que essas pessoas pesquisariam e como seu escritório pode ajudá-las. Além disso, é importante que você tenha conhecimento sobre a idade, os hábitos, a profissão e as possíveis regiões que ele mora ou frequenta. Ao adotar essa perspectiva, você aumenta as chances de conversão.
2. Invista em Anúncios Criativos e Verdadeiro: evite clichês. O público online é extremamente exigente e valoriza anúncios que sejam claros e autênticos.
Estude seus Concorrentes: lembre-se que concorrência não é algo ruim, ela serve para lhe desafiar a melhorar e para lhe mostrar ações de marketing que pode ou não dá certo, por isso sempre analise o que seu concorrente está fazendo, não para imitá-lo, mas para trazer a ideia dele para sua realidade e buscar melhorá-la.
Em um mundo cada vez mais conectado, aparecer para a pessoa certa, no momento certo, com o criativo certo se tornou uma necessidade para o sucesso empresarial.
Na Agência Raise Marketing, somos especialistas em anúncios para advogados e estamos prontos para lhe oferecer todo o suporte necessário nesse processo. Se você tem alguma dúvida sobre esse tema ou deseja dar início aos seus serviços, não hesite em entrar em contato conosco! Estamos disponíveis através do WhatsApp no número (81)9.9805-1248, pelo e-mail hugo@raisemarketing.com.br ou por meio dos botões disponíveis neste artigo. Nossa equipe terá o maior prazer em ajudá-lo!
Comments