top of page
  • Foto do escritorAndrews Lucena

Alavancando seu negócio através da autoridade!

A autoridade é um fator essencial para construir uma carreira de sucesso.

No caminho em desenvolver uma trajetória profissional bem sucedida alguns pontos são necessários e com certeza esse é um dos mais relevantes. Vender com facilidade, ser respeitado pelo seu cliente e cobrar o preço justo pelo seu trabalho são conquistas difíceis de conseguir principalmente se sua área profissional envolve a venda de um serviço, conhecimento ou entretenimento.


Se você sente que sua audiência não te respeita o suficiente, ou até respeita mas não está disposta a pagar o valor que você oferta pelo seu trabalho, talvez seu problema seja a falta de credibilidade que as pessoas estão dando a seu negócio. A construção da autoridade é de extrema importância não apenas para o sucesso das vendas e uma boa relação dos seus clientes com seu serviço, ela gera uma mudança na sua vida profissional, te colocando em um novo patamar e afetando até mesmo a sua confiança como especialista. A percepção de uma autoridade máxima no seu nicho, é um trabalho que precisa ser realizado com consciência e estratégias para que sua narrativa profissional seja vista com admiração, é desse modo que as pessoas vão procurar você para resolver as demandas delas. Se este é seu objetivo, inicie esse projeto lendo esse artigo até o fim.



Se torne uma autoridade máxima


Construir uma carreira de sucesso vai muito além do valor do seu salário, estamos falando sobre desenvolver respeito, atenção, credibilidade e veneração. Quando unidos a seu trabalho, esses pilares te transformam em uma autoridade máxima, isso significa se tornar o profissional mais aclamado do seu nicho, o qual as pessoas não só param para ouvir, como também dão importância e valor a palavra, não existem questionamentos, é com você que eles vão buscar por respostas.


Imagine uma realidade em que pessoas mais leigas que você não questionam o seu trabalho, essa é a vida dos profissionais que são considerados autoridade máxima. Os clientes não duvidam da capacidade deles pois entendem que não existe outra pessoa melhor para executar aquela tarefa e ainda almejam fazer uma colaboração com o especialista. Antes de tudo, é preciso perceber como as pessoas enxergam você, o primeiro passo é notar os maus sinais:


1. Se você recebe muitos pedidos por "dicas", "ajuda";


2. Tem propostas para serviços muito operacionais;


3. Os seus clientes desejam tudo para hoje;


4. Existe uma grande ausência de demanda.


Todas estas situações deixam claro que as pessoas te notam como uma referência e não como uma autoridade.


Se manter nesse ciclo vai te colocar sempre na mesma posição e te impedir de prosperar. Por isso, é importante fugir desses sintomas e buscar pelos bons sinais, são eles:


1. Pessoas pedem desculpa antes de fazer uma pergunta;


3. Os clientes seguem o procedimento estabelecido por você;


4. Eles aguardam suas respostas e seu tempo de trabalho;


5. Acontecem demandas por serviços estratégicos, aqueles em que você é especializado.


Fazendo esse primeiro passo é possível entender a maneira que as pessoas enxergam você e seu trabalho e a partir disso iniciar o processo de reflexão para mudar esse contexto.



Os Pilares da Autoridade


Não vamos esconder nada de você, aqui queremos te mostrar o pulo do gato que vai te ajudar a começar a ser visto como um profissional que é autoridade. Normalmente costumamos pensar que essas pessoas são aquelas que acumulam anos de experiência, mas nem sempre isso é uma verdade. O que define uma autoridade máxima não é seu tempo de carreira, nem o seu salário e muito menos a fama, nunca se prenda a isso.


Antes de qualquer coisa é necessário entender que você não precisa que ninguém te torne uma autoridade, você mesmo que vai se tornar uma. Para construir esse caminho será necessário sedimentar 4 pilares: postura, especialização, vivência e resultados. Vamos explorar melhor cada um deles:


1. Postura:


Esse pilar está ligado a 4 aspectos, sua imagem sempre será uma característica analisada pelas pessoas a seu redor, por isso é indispensável ficar atento a forma que você se veste, a maneira como se comporta nos espaços, como conversa com as pessoas e até mesmo como olha para elas. Também será necessário impor limites e fazer com que eles sejam respeitados. Saiba usar seu tom de voz a seu favor, perceba a maneira que você fala, as palavras que escolhe usar. E não esqueca da sua responsabilidade, se você deseja ser grande, precisa entender que com grandes poderes se ganha grandes responsabilidades, é preciso arcar com elas. Mas atenção, tenha cuidado com o DESESPERO. Esse sentimento faz com que você ultrapasse limites essenciais. Quando estamos ansiosos para conseguir clientes, acabamos topando qualquer coisa, é exatamente essa ação que mina sua autoridade com relação a toda sua trajetória profissional.


2. Especialização:


Quem alega ser bom em tudo, na verdade, não é bom em nada. É natural que no início de carreira muitos profissionais não neguem nenhum trabalho. Esse é um caminho compreensível, mas não o melhor para solidificar seu negócio. Isso faz seu cliente enxergar você como um "faz tudo". Isso diminui sua autoridade pois as pessoas não te enxergam como um especialista. A especialização valoriza o seu trabalho, por isso niche e saiba comunicar os seus conhecimentos.


3. Vivência:


Viva de acordo com a transformação que você quer proporcionar para o seu cliente. Uma autoridade não é apenas a pessoa que sabe sobre determinado assunto, mas sim aquela que VIVE uma realidade. Assim você pode confiar nesse profissional, na competência e nos valores dele, afinal a maneira como ela vive, é a forma que o cliente quer viver. Por isso, postar a rotina e comunicar seus valores são pontos essenciais para construir autoridade no seu nicho.

4. Resultados:


Você sempre tem mais resultado do que o seu cliente. Sua experiência já é um resultado, pense qual o grande feito que o cliente tem na área de especialização que você estuda? pois é, nenhum! Portanto, com isso, você se torna alguém com mais resultados que ele. Por isso, mapeie os pontos fracos do seu cliente e mostre os resultados baseados nesses pontos que ele apresentou a você. Quando você mostrar que pode solucionar os problemas dele, ele vai te tratar com mais respeito.


Esses são os pilares da autoridade que vão transformar sua trajetória profissional se forem aplicadas com inteligência e sagacidade. A autoridade se constrói com dedicação, coragem e estudos. Lembre, você não pode vender aquilo que não tem como oferecer.


O que define uma autoridade máxima não é seu tempo de carreira, nem o seu salário e muito menos a fama, nunca se prenda a isso.



Se você ainda não entendeu a importância de ser uma autoridade


Quando falamos de construir uma autoridade você precisa entender que essa não é uma ideia inventada da noite para o dia. Esse conceito é um gatilho mental explicado pela psicologia humana e explorado pelo marketing digital. Além disso, essa não é uma estratégia inovadora, estamos falando de anos de estudo e resultados colocados em prática, a autoridade máxima é uma realidade que transforma a carreira de pessoas ao redor do mundo.


É simples, você consegue se imaginar questionando o Dr. Drauzio Varella sobre problemas relacionados à saúde? Pois é, ele é uma das maiores autoridades que conhecemos desse nicho e se você for uma pessoa que nunca estudou medicina ou até mesmo que estudou mas não ocupa o mesmo patamar que ele, essa situação parece até mesmo uma loucura.


A partir do momento em que você conquista credibilidade e se torna uma autoridade em determinada especialização, a confiança das pessoas sobre você tende a mudar e aumentar. Desse modo, as pessoas ficam menos resistentes para ouvir o que você tem a dizer sobre o assunto que você domina. É com isso que todos os pontos que conversamos anteriormente nesse artigo se concretizam, elas te dão mais confiança, consideram sua opinião e aceitam suas sugestões, indicações e recomendações com respeito.


Com essa abertura se torna bem mais simples de convencer mais pessoas e sistematicamente converter mais clientes. Esse artigo foi construído visando as pessoas que trabalham com vendas de produtos digitais, serviços e entretenimento, pois entendemos que a construção de autoridade é essencial para esses nichos de mercado. Assim você vai vender mais produtos conforme sua autoridade for sendo percebida pelos seus potenciais clientes.


Entendemos que essa construção não é uma tarefa simples, mas sabemos que ela é indispensável para ganhar salários mais altos e alcançar novos patamares na sua carreira. Nossa equipe é especializada em marketing digital e pode te auxiliar nesse processo. Entre em contato conosco e tenha uma mentoria gratuita sobre o que precisa ser feito para entender como a autoridade pode aumentar os seus lucros em 2023.




Comments


bottom of page