top of page
  • Foto do escritorAndrews Lucena

A transformação no percurso profissional dos comediantes através das redes sociais

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Compartilhar um prato, uma roupa, uma música e aquela foto incrível que você tirou com seu melhor amigo sempre foram maneiras interessantes de mostrar sua vida nas redes sociais, assim você expõe seu estilo de vida e as pessoas que se identificarem vão te seguir. Bom, essa é uma visão bem ultrapassada dessas plataformas digitais, hoje as pessoas estão em busca de algo muito além.


Apesar das grandes transformações que aconteceram nos últimos anos nesses espaços virtuais, a descontração, o entretenimento e a sátira sempre foram marcas impregnadas ali, foi entendendo isso que muitos comediantes conseguiram mudar o cenário de suas vidas. Um dos casos mais notáveis é o de Whindersson Nunes, o piauiense que se tornou um dos nomes mais conhecidos e relevantes do país na área de humor e entretenimento através inicialmente de seu canal no youtube e perfil em outras redes sociais, como o twitter e instagram.


Dessa maneira, ficou evidente que o mercado se transformou para os comediantes e atualmente estar nas redes sociais é uma exigência para os profissionais comprometidos com seu trabalho. Para isso, é importante entender os pontos que tornam o humor um dos grandes impulsionadores para carreira de artistas nas redes sociais e entender que realizar postagens, nem que sejam semanalmente, é uma obrigação para construir uma carreira de sucesso.


O humor conta histórias e conecta pessoas


O humor sempre serviu como válvula de escape para relatar situações do cotidiano através de um ponto de vista menos sério, mais descontraído e com leveza, isso acontece desde o “bobo da corte” na época das monarquias e se estende até hoje como uma das raízes da comédia. Este sempre foi um trabalho que precisou ser apresentado ao público, assim como os feedbacks, sejam eles positivos ou negativos, são essenciais para conduzir o humorista nos passos que vai tomar com determinada plateia.


Desse modo, humoristas vão formando sua personalidade e diferencial, trazendo suas experiências, conectando com pontos que sejam referenciais para outras pessoas, e assim construindo suas piadas. Mas esse sempre foi um nicho de difícil acesso aos profissionais que sonhavam em viver de humor em outras épocas. Em um país no qual a população ainda está se adaptando ao Stand Up como novo formato de comédia, tendo em vista que anteriormente esse mercado estava mais concentrado nos circos, palhaços e semelhantes, em junção ao contexto pandêmico que alastrou o mundo, viver da arte da comédia se tornou ainda mais difícil.


Quando analisamos um país com esse contexto, é natural que artistas de diversos setores tentem buscar alternativas para expor seus conteúdos, por isso, não é à toa que as redes sociais aparecem como alternativa para essas pessoas. A facilidade de acesso à internet proporcionou a expansão do consumo de conteúdo. E, para humoristas, especialmente durante a pandemia, as lives se tornaram palco principal para aproximar o público por meio de shows e Stand Ups online.


A comédia pode ser definida de muitas maneiras, mas é unânime a todos os filósofos e pensadores: o riso cria uma intimidade que nenhuma outra coisa cria.

O Instagram conta histórias e conecta pessoas


Você já parou para pensar nas semelhanças entre o instagram e o humor? Pois é, assim como a comédia, vemos diariamente novas narrativas sendo contadas em perfis no instagram, isso conecta pessoas e forma comunidades.


É por isso que influencers tem tantos seguidores, eles abrem a vida (ou uma parte dela) para seus seguidores, esse movimento cria laços e fideliza seguidores. Assim como acontece na música, quando os fãs se apaixonam pelas obras produzidas por cantores e produtores musicais, da mesma forma acontece no nicho do humor, com as pessoas que se apaixonam pelo tipo de piadas contadas por determinado profissional.


A verdade é que as redes sociais em geral (agora não falamos apenas do Instagram), criam uma situação que sempre ocorreu no âmbito físico, de reunir pessoas, porém no espaço virtual. Enxergar sua produção de conteúdo dessa forma fica mais fácil, afinal, se você tem a habilidade de reunir pessoas interessadas em ouvir suas piadas de forma presencial, certamente terá a capacidade de fazer isso em um meio virtual.


Você já tem o que as pessoas querem: a narrativa e a conexão. Agora você precisa colocar em prática no seu perfil, certificando que sua identidade está sendo transmitida ali, esse pode ser o primeiro grande passo que vai te levar a uma vida como comediante ou se você já trabalha com isso, é o passo que pode ser o ponto de virada na sua carreira.



A combinação perfeita para o sucesso


Acreditar no seu potencial é o combustível que você precisa para começar e manter uma constância. Traçar estratégias é o caminho que você vai escolher utilizar para fazer sucesso. Se seu objetivo é construir uma carreira na comédia, fazendo uso das redes sociais para impulsionar sua marca, você precisa entender que esse é um caminho extremamente possível, mas isso não é sinônimo de facilidade.


É preciso encarar a produção de conteúdo para redes sociais com seriedade. Ser um comediante no instagram demanda dedicação, vontade e o mais importante: prazer. Você precisa se sentir satisfeito e confortável em criar conteúdos, dessa forma as pessoas vão se conectar mais, criar laços e compartilhar o que você tem a mostrar.


Também é importante entender em qual rede social seu tipo de humor pode se encaixar melhor. Não existem limitações na hora de explorar sua criatividade, mas é interessante entender como funcionam e o que querem os públicos de cada plataforma, assim você pode fazer um conteúdo mais otimizado e direcionado, desse modo suas métricas começarão a se transformar, seu alcance vai aumentar, o que significa chegar em mais pessoas e consequentemente conquistar novos seguidores.


Ter uma identidade humorística cativante e inovadora é seu primeiro trunfo para alcançar o sucesso, as redes sociais entram como o meio que você vai utilizar para atingir novos espaços. Mas é preciso ter consciência para entender que o ambiente virtual serve apenas como um grande outdoor que você precisa utilizar com inteligência para expor o talento que já existe em você. A junção de talento e estratégia de marketing digital é a fórmula para o sucesso.


Ser um comediante no instagram demanda dedicação, vontade e o mais importante: prazer.



O número de risadas vale mais que o de seguidores


É importante não se perder no caminho. O que faz dar certo para muitos comediantes é de fato a persistência. Produzir conteúdos para redes sociais, seja ela qual for, não é sinônimo de sucesso, normalmente esse percurso até atingir um lugar de mais credibilidade e reconhecimento é longo e difícil, mas lembre, esse é seu sonho e você não pode parar.


A comédia pode ser definida de muitas maneiras, mas é unânime a todos os filósofos e pensadores: o riso cria uma intimidade que nenhuma outra coisa cria. Logo, humor é conexão. O sentimento de identificação ao ouvirmos uma piada nasce ao percebermos que não fomos os únicos que vivenciaram ou reconheceram uma determinada situação.


Entendendo isso, você compreende que seu maior objetivo é se conectar com o outro através do humor, por isso seu foco em ganhar seguidores nunca pode estar acima disso, caso contrário, as chances de frustração se tornam maiores. Mantenha sempre firme em sua mente que você quer viver de comédia por amar a profissão e não apenas para ser famoso.


Admitir que precisa de ajuda para ingressar de cabeça nesse sonho também não precisa ser um problema. Nosso trabalho é garantir a otimização da sua produção de conteúdo, aprimorar o relacionamento com seus seguidores e lhe orientar nas tomadas de decisões em seu perfil. Entre em contato conosco e tenha uma mentoria gratuita sobre o que precisa ser feito, para que seu negócio passe a atrair mais pessoas através das redes.




Comments


bottom of page