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  • Foto do escritorAndrews Lucena

A psicologia positiva como ferramenta para turbinar seu marketing

Quando o marketing une suas forças a psicologia, podemos ver ele brilhar no seu melhor estado. Essa é uma relação que não pode ser explicada de forma simplista, mas nossa intenção é te fazer perceber como usar essa união de universos pode ser favorável ao seu negócio.


Inicialmente é preciso compreender que existe a necessidade de uma mudança de pensamentos na hora de criar estratégias, sabendo utilizar os recursos que já possuímos. Se você pensar nos últimos 20 anos, muitas coisas se transformaram no mundo, a incerteza se tornou protagonista de nossos dias. Até mesmo quando pensamos nas métricas que nos norteiam no trabalho com o marketing digital, por exemplo, precisamos enxergá-las como algo passível de mudanças constantes. Enfrentar o novo diariamente e estar disponível para reinventar-se a todo momento é desafiador, mas indispensável no modelo de mercado que o mundo funciona atualmente. A psicologia positiva aparece como uma alternativa para criar estratégias de marketing compatíveis com a economia atual e disruptiva, além de embasar nossas tomadas de decisão.



A psicologia positiva como aliada na luta contra o tempo


O trabalho com o marketing exige metas, o problema é que com a polarização da internet e o crescimento abundante da tecnologia fazem que os impactos dos acontecimentos em esfera global sejam sentidos de forma mais rápida. Com isso, traçar metas, sejam a longo, médio e até mesmo curto prazo se tornou uma tarefa ainda mais desafiadora. Vivemos uma luta em busca do timing perfeito e a realidade é que ele pode ser sempre inalcançável.


Nessa batalha contra o tempo e acontecimentos, nossa forma de lidar com as situações acabou mudando. Enquanto sociedade, somos diretamente afetados pela informação em tempo real, o anseio pelo engajamento e um desejo por pertencimento. As gerações mais recentes almejam saber de tudo, caber em todos os espaços, existe uma cobiça por ser. Essa necessidade em ser gerou um afastamento do “ter”, afinal, um não é sinônimo do outro. Partindo desse ponto de vista podemos compreender que estamos diante de uma população que não tem respaldo de experiências seguras para basear seus pensamentos com suas ações.


Por este motivo, os ensinamentos da psicologia positiva podem servir como um aprendizado, sendo sua âncora de salvação nesse cenário de incertezas. Através dele é possível olhar para os recursos que você tem agora e focar neles ao invés de ficar buscando por soluções externas. Estamos falando da capacidade em enxergar os pontos positivos nos acontecimentos ruins e como eles podem capacitar o seu negócio a desempenhar o seu melhor. É o famoso fazer bem com o que você tem agora, criar o mindset correto para gestão de crises e achar as alternativas mais pertinentes para se tomar nos momentos mais difíceis. Nada disso se trata de positividade tóxica, esse é um convite à maturidade profissional.


Estamos falando da capacidade em enxergar os pontos positivos nos acontecimentos ruins e como eles podem capacitar o seu negócio a desempenhar o seu melhor.


As adversidades não podem atrapalhar seu desempenho profissional


Nosso desempenho profissional pode estar diretamente atrelado a forma que lidamos com os desafios em nossa vida pessoal. Por isso é importante uma reflexão sobre a forma que você está reagindo às decepções e frustrações que não conseguiu controlar. A dedicação colocada no seu cotidiano profissional conversa com sua vulnerabilidade, por isso é natural a desestabilidade em momentos mais complexos.


A verdade é que a separação profissional/pessoal é mais uma mentira criada por uma sociedade automatizada, não existe uma fórmula secreta que nos permita viver vidas distintas. O controle das adversidades está justamente no seio do pensamento otimista, é a busca pelas melhores saídas através da inteligência emocional e relacional, por isso é impossível essa ser uma conversa sobre positividade tóxica, estamos falando em lidar com erros, enfrentando-os, sem fugir deles ou substituir por soluções aparentemente positivas, mas que podem gerar ainda mais problemas em um futuro próximo.


Compreendendo que esse é o melhor caminho para alcançar o seu sucesso profissional, sua história pode se transformar. A psicologia positiva separa os grandes gestores dos que seguem só tentando ser, isso acontece porque uma empresa precisa lidar com as complexidades do seu cotidiano e das pessoas que formam aquele ambiente. Essa não é uma tarefa fácil, mas é definidora para seu modelo de negócio. A prosperidade da sua empresa não pode se resumir aos leads que você coleta, ela precisa refletir na trajetória dos seus funcionários e nos ideais que você prega e coloca em prática com sinceridade e assertividade. O marketing da sua empresa não pode ser feito apenas da porta para fora, ele precisa ser bem aplicado dentro do ambiente corporativo, afinal seus funcionários também são divulgadores da sua marca.




É preciso refletir para agir


Gerir um negócio é um desafio constante, por isso o processo de reflexão é essencial para que você se torne um gestor e marketeiro de qualidade. A certeza de que os recursos são limitados nos molda e conduz muitas de nossas ações, por isso é preciso estar atento, é exatamente o processo reflexivo que vai te mostrar os caminhos mais precisos. Pensando nisso, te convido a fazer algumas perguntas:


Nas situações que precisa gerar vendas imediatas você foca seu pensamento nos recursos que não possui, como clientes potenciais que não estão comprando ou direciona sua atenção para melhorar as relações com a base que você já tem?


Suas estratégias são apontadas para geração constante de leads ou para o monitoramento responsável do relacionamento com as pessoas que já tiveram algum tipo de experiência com sua marca?


Ao comandar um novo projeto, escolhe capacitar sua equipe ou está sempre em busca de contratar algum especialista para executar as demandas que exigem mais conhecimento específico?


Nosso objetivo aqui não é trazer respostas, como falamos desde o início, queremos incitar sua reflexão. Afinal, cada empresa tem uma realidade e nós não conhecemos a da sua para lhe direcionar corretamente, mas através do pensamento mais aguçado e direcionado a soluções podemos nos posicionar como agentes ativos e não reativos em situações adversas. Vale lembrar que nossas atitudes são determinantes para alcançar os resultados que desejamos. É por compreender que o marketing exige processos complexos que convidamos você a entrar em contato conosco e garantir uma mentoria gratuita!




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