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  • Foto do escritorAndrews Lucena

A influência digital para advogados: como construir uma reputação que precede seu nome

Construir uma carreira digital a ponto de se tornar um influenciador em sua área é o desejo de muitos profissionais em diversas áreas de atuação. Acontece que existem diversas restrições devido ao código de ética da OAB, por isso, antes de iniciar seu projeto nas redes digitais, é necessário saber como aliar essa carreira aos princípios morais que envolvem a advocacia.


Se o seu foco é construir esse caminho de forma assertiva, é importante construir uma reputação e marca jurídica que preceda e eleve a sua autoridade profissional, para isso é importante traçar as estratégias corretas. Esse artigo vai te ajudar a compreender melhor como alinhar sua vida de “digital influencer” com a sua carreira de advogado.



O trabalho como influencer precisa ser levado a sério


O comprometimento é o que te leva ao sucesso. Ainda existe uma ideia muito simplória sobre a vida dos profissionais que trabalham como influencer digitais e de fato a realidade dessas pessoas é diferente comparada a maior parte da população, mas isso não significa que seja mais fácil.


Quando se é um advogado com intenções em associar sua área de atuação a produção de conteúdos digitais é necessário dedicação e comprometimento, por isso você precisará ter em mente que sua rede social também fará parte do seu trabalho. Para crescer seu perfil nas redes sociais é importante que seja feito muito mais que apenas posts com conteúdos relacionados a sua área, você precisa se tornar uma voz ativa.


Para se tornar um nome que chama atenção, suas expectativas precisam estar alinhadas à sua determinação em atingir metas. É preciso conquistar seu público, criar um espaço que faça as pessoas retornarem para saber quais serão seus próximos passos, construindo uma relação de confiança e de admiração com as pessoas que te seguem.


Para crescer seu perfil nas redes sociais é importante que seja feito muito mais que apenas posts com conteúdos relacionados a sua área, você precisa se tornar uma voz ativa.


A importância da construção de imagem correta


O ofício do influenciador digital é amplo e diversificado, mas isso não pode dar abertura para você, advogado, esquecer do seu compromisso ético com o direito. Para construir uma reputação que precede o seu nome será necessário investir no seu porte de advogado.


As redes sociais servem como uma vitrine da sua vida e do seu trabalho, uma espécie de novela em que você é o autor da história, cinegrafista e ator principal. Quando você entende que esse ambiente pode servir como plataforma para construir uma narrativa que seja favorável a você e seus objetivos é o momento que a mágica acontece.


As pessoas estão interessadas na vida das outras, mas você precisa tornar a sua ainda mais interessante. Por isso é tão necessário saber o que postar, como aquilo vai atingir seus seguidores e se esse conteúdo vai te levar para novas pessoas, tudo isso precisa estar alinhado a imagem que almeja passar e os pontos da sua personalidade e história que deseja compartilhar com seus seguidores.




É preciso ter postura


As redes sociais podem ser espaços de descontração, mas para advogados limites precisam ser impostos. Sua área de atuação exige uma postura singular, que implica em regras de comportamento que vão auxiliar o processo de construção da sua imagem profissional.


Por isso, para além de falar sobre temas que envolvem seus conhecimentos acadêmicos e experiências trabalhistas, é preciso dominar boas habilidades de comunicação. O grande segredo das redes sociais é se tornar um bom comunicador, que sabe se conectar com seu público e instigar curiosidade pelo que você tem a oferecer.


Fazer isso como advogado (a) é um trabalho mais complexo, afinal, é preciso alinhar as doses corretas para expressar seriedade, bom humor, originalidade e uma boa conduta. É importante que o seu público entenda a mensagem que você deseja passar, mas lembre-se de evitar palavreados mais populares, como palavrões, conhecendo os limites e entendendo até onde você pode ir na produção de conteúdo. É necessário construir um perfil que mostre que, antes de ser influenciador, você tem noção de todas suas responsabilidades como advogado, é preciso ter postura.


As redes sociais podem ser espaços de descontração, mas para advogados limites precisam ser impostos.


Conhecimento técnico é uma necessidade


Não adianta querer influenciar pessoas, se você não tiver o conhecimento certo para inspirar. Entre os inúmeros motivos que fazem uma pessoa se tornar sua seguidora fiel em qualquer rede social, a inspiração é um dos mais relevantes. Esse sentimento se constrói através da personalidade que você se propõe a oferecer para o seu seguidor.


Um(a) advogado(a) influencer, assim como qualquer outro profissional, precisa ter conhecimento e domínio técnico do seu nicho de atuação. As pessoas percebem quando você sabe o que está falando e fazendo através da confiança que você expressa ao se comunicar, tudo isso aparece naturalmente quando se existe estudo e sabedoria sobre seu próprio trabalho.


Não basta querer falar sobre qualquer assunto que esteja em alta relacionado ao direito, é preciso respeitar sua área de especificação e trabalhar em conteúdos relacionados a ela. Você precisa entender que, como advogado, as pessoas buscam em você uma solução e não apenas informação, isso elas encontram no google com tranquilidade. Com a postura, estratégia e comunicação correta, o sucesso se torna uma consequência.


Compreendemos que essa é uma jornada difícil, cheia de obstáculos e desafios que podem te deixar acanhado(a). Pense conosco, nenhum herói vence a batalha final sem passar por diversas provações ao longo do caminho, mas quando esse percurso é feito com aliados, ele se torna mais fácil. Temos uma equipe especializada e pronta para se aliar a você em todas as etapas! Entre em contato conosco e tenha uma mentoria gratuita!




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