Quando a contabilidade se junta ao marketing, transformações brilhantes acontecem. Não é novidade que a atualidade exige de empresas, instituições e profissionais autônomos uma presença digital e quando falamos dos contadores e escritórios contábeis essa realidade não muda. Já conversamos sobre isso anteriormente, mas é válido lembrar que é através dessa estratégia que se atrai clientes e o mais importante: agrega valor à sua marca.
Por isso, traçar estratégias de marketing alinhadas às particularidades da contabilidade e seus clientes em potencial é fundamental para o sucesso nesse setor profissional. Neste artigo vamos entender como esses universos podem colidir e serem impulsionadores de prosperidade para quem vive de contabilidade.
Conheça o marketing contábil
Desenvolver um marketing pensado para a contabilidade não é tão difícil quanto parece, mas é uma estratégia que precisa ser bem pensada e sedimentada para evitar erros. É necessário gerar estratégias que realçam o valor dos serviços de contadores e escritórios de contabilidade, além de fortalecer a marca da empresa e/ou profissional.
O objetivo principal sempre será conquistar clientes e gerar lucros. O marketing é responsável por identificar e satisfazer as necessidades de um público-alvo, isso acontece através das estratégias de preço, comunicação, relacionamento, produtos e serviços. Quando pensamos em marketing contábil, será importante traçar planos que visem necessidades como a gestão da contabilidade empresarial e o cumprimento de obrigações fiscais e contábeis de um negócio.
O foco é definir e mostrar a maneira que produtos e serviços contábeis resolvem exigências de forma diferente da concorrência. Com a divulgação assertiva desse trabalho é possível fazer com que outras pessoas entendam como eles funcionam e suas principais características, desse modo percebendo os benefícios e se tornando possíveis clientes. Essas estratégias são essenciais para ampliar a carteira de clientes, consolidando o marketing como um elemento básico para seu negócio.
É interessante compreender que apesar da natureza central do marketing ser a venda, fortalecer a marca do escritório e do contador são papéis fundamentais na estratégia traçada. Desse modo sua empresa ganha autoridade e confiabilidade, esses são pontos essenciais no mundo contábil já que os clientes estão em busca de parceiros que possam confiar suas rotinas contábeis e financeiras. Seguindo esse caminho se firmam relacionamentos, tendo esses laços firmes com o cliente e potenciais clientes, se cria um ambiente favorável para mantê-los por perto e consumindo seus serviços.
Essas estratégias são essenciais para ampliar a carteira de clientes, consolidando o marketing como um elemento básico para seu negócio.
A contabilidade precisa do marketing
Os profissionais da contabilidade sabem que os últimos anos foram repletos de mudanças para o setor. A revolução digital trouxe novidades para empresas de todos os nichos, foi nesse contexto que os contadores e escritórios de contabilidade encontraram novos desafios para lidar. Esses profissionais assumiram um novo papel, mais atrelado a consultoria.
Em conjunto a essa mudança, as inovações do mercado colocaram a tecnologia no centro da sua atuação e ajudou a posicionar o contador como um consultor digital, especialmente para pequenas empresas. Por conta dessa nova demanda, entender como funciona o universo digital é uma necessidade que define os novos formatos para conseguir clientes e conversar com seu público. E para além disso, mostrar que estão atentos às transformações do mercado.
Se a contabilidade está cada vez mais digital, o marketing contábil também precisa ser. A atualidade exige não apenas uma mudança de pensamento e a busca por novos aprendizados, como também a necessidade de novos comportamentos. Uma estratégia de marketing digital bem sucedida é aquela que mostra o posicionamento da marca através da atitude e constância, são os profissionais e escritórios contábeis que compreendem profundamente o impacto das redes sociais no desenvolvimento do seu negócio e lidam com o marketing como parte do seu trabalho que ganharão destaque.
Mas ainda há tempo, muitos contadores e escritórios estão tentando entender como se posicionar e traçar a estratégia mais assertiva para o seu público. Essa é uma oportunidade de crescimento, pois existe uma lacuna no mercado almejando para ser preenchida. Esse é o momento para se movimentar, dispensar a zona de conforto e apostar em inovações, com estudo, análises e posicionamento.
O marketing digital como combustível da contabilidade
Se você chegou até aqui, já entendeu a importância do marketing para a contabilidade, mas esse artigo é um convite para além desse ponto de vista. Queremos te mostrar como esse pode ser o combustível que seu negócio está precisando para crescer. Empresas de diversos portes e segmentos aproveitam das estratégias do marketing digital para progredir e a sua não pode deixar de aproveitar esse recurso.
Mas antes de tudo, é importante compreender o universo que está entrando, dessa forma você evita colaborações com agências que não vão te levar a lugar nenhum e saberá reconhecer quando encontrar trabalhos que não correspondem às necessidades do seu negócio. O marketing online é muito diferente do offline, aqui estamos falando de mais interação e proximidade com seu público. Então, conheça as possibilidades de estratégias, canais, formatos e linguagens para construir um plano eficiente.
Essas colaborações com profissionais que entendem do mercado em união ao conhecimento sobre sua empresa e também de marketing digital vão ser as ferramentas mais precisas que você terá para saber utilizar todos os recursos a seu favor. Por isso é tão importante construir uma presença digital sólida, entendendo os canais que mais fazem sentido para seu empreendimento e se tratando do setor da contabilidade ter um site contábil não é uma obrigação, mas ajuda a construir essa presença sólida na internet, ao mostrar profissionalismo e passar confiança.
O marketing de conteúdo também entra como aliado do seu negócio, eles constroem a autoridade da sua marca através de posts que mostram o seu trabalho e conhecimento contábil. Perceba que a interação com o público ajuda a fortalecer os laços com o cliente, saiba combinar as mídias orgânicas e pagas para alcançar cada vez mais pessoas e sempre, repetindo, sempre, esteja atento aos resultados do seu perfil. Esse trabalho é árduo, constante e exige atenção, se você se sente perdido, entre em contato e garanta uma mentoria gratuita, vamos adorar te orientar.
Comments